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dc.contributor.authorSOUSA, Salviana de Maria Pastor Santos.-
dc.date.accessioned2010-09-06T13:17:21Z-
dc.date.available2010-09-06T13:17:21Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.issn1414-4980-
dc.identifier.urihttp://gurupi.ufma.br:8080/jspui/1/159-
dc.descriptionPublicado em Revista Katálysis. Florianópolis: Editora da UFSC n.02, p.256-264.pt_BR
dc.description.abstractEste ensaio traz reflexões sobre o Plano Nacional de Formação do Trabalhador (PLANFOR), implementado no governo Fernando Henrique Cardoso. O PLANFOR pretendia ser um instrumento de reversão das assimetrias socialmente consolidadas ao mesmo tempo em que trataria de adequar o país aos novos desafios introduzidos pela reestruturação capitalista em curso. A gestão descentralizada e participativa seria um instrumento fundamental nesse processo, posto que deveria envolver os três níveis de governo e os interessados no processo. A análise desenvolvida neste texto tem como objeto o processo de gestão dessa política e baseia-se em resultados de pesquisa avaliativa desenvolvida, no período de 1996 a 2002, por pesquisadores do Grupo de Avaliação e Estudos da Pobreza e das Políticas Direcionadas à Pobreza (GAEPP) da Universidade Federal do Maranhão. A partir da análise, procura-se demonstrar que não houve a mudança paradigmática apregoada pelos formuladores do PLANFOR, no sentido da construção de gestão democrática com a participação efetiva da sociedade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectDescentralizaçãopt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.titleA QUESTÃO DA DESCENTRALIZAÇÃO PARTICIPATIVA NA GESTÃO DO PLANFOR: qual democracia?pt_BR
dc.typeartigopt_BR
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