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dc.contributor.authorBRAGA, Lucelma Silva-
dc.date.accessioned2018-03-07T18:15:11Z-
dc.date.available2018-03-07T18:15:11Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBRAGA, L. S. A história da luta em defesa da educação pública no Brasil: questões para pesquisa. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 65, p.344-358, out. 2015.pt_br
dc.identifier.issn1676-2584-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/850-
dc.descriptionCC BY NCpt_br
dc.description.abstractEste trabalho objetiva apontar alguns elementos, ainda em caráter preliminar, da história da luta em defesa da educação pública no Brasil no período compreendido entre a década de 1980 e anos 2000. As condições geradas com o alto endividamento externo e a fragilização das bases da economia nacional tornou a década de 1980 fecunda para a organização política da classe trabalhadora de modo geral e para o campo educacional, em particular, resultando numa organização de força coletiva sem precedentes na história da educação brasileira. A partir da década de 1990, com as reformas educacionais implementadas no bojo do Estado neoliberal e o avanço da ofensiva das classes dominantes pela hegemonia do capital, temos visto que o movimento de educadores passou por um processo de refreamento de sua capacidade de luta coletiva em âmbito nacional. A retomada de formas de resistência e enfrentamento coletivos, capazes de alterarem as condições históricas da educação brasileira, exige, entre outras coisas, compreender em profundidade as especificidades dessa história de luta dos educadores para apreender-se lições que sinalizem quais são os elementos fundamentais na conjuntura atual de desenvolvimento das crises do capitalismo. _______ ABSTRACT: This paper aims to point out some elements, even on a preliminary basis, the defense struggle in the history of public education in Brazil in the period between the 1980s and 2000s the conditions generated by the high external debt and the weakening of the foundations of the economy National became the 1980s fruitful for the working class political organization in general and the educational field, in particular, resulting in an unprecedented collective strength of the organization in the history of Brazilian education. From the 1990s, with the educational reforms implemented in the wake of the neoliberal state and the progress of the offensive of the ruling classes by the hegemony of capital, we have seen that the movement of educators underwent a containment process of collective struggle capability nationwide. The resumption of collective forms of resistance and confrontation, capable of changing historical conditions of Brazilian education requires, among other things, to understand in depth the specifics of this history of struggle of the educators to apprehend lessons that identify what are the key elements in current situation of development of capitalist crises.pt_br
dc.language.isoenpt_br
dc.publisherUNICAMPpt_br
dc.subjectMovimento docentept_br
dc.subjectEducação públicapt_br
dc.subjectCapitalismopt_br
dc.subjectTeacher movementpt_br
dc.subjectPublic educationpt_br
dc.subjectCapitalismpt_br
dc.titleA história da luta em defesa da educação pública no Brasil: questões para pesquisapt_br
dc.title.alternativeThe fight history in defense of public education in Brazil: questions for researchpt_br
dc.typeArticlept_br
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